Acerca de nós

A minha foto
Somos um grupo de alunas do 12ºano da escola D.Maria II de Vila Nova da Barquinha e estamos a fazer um trabalho sobre a Gravidez na Adolescência no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Decidimos criar este blog para que tu possas informar-te, tirar as tuas dúvidas e se quiseres partilhar as tuas experiências, uma vez que somos adolescentes como tu ;D

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Qual é a melhor contracepção para ti e para o teu parceiro?

Na escolha do melhor contraceptivo para ti e para o teu parceiro, devem ser tidos em consideração alguns factos. Os diferentes métodos aplicam-se a diferentes pessoas, pelo que antes de tomares alguma decisão, é uma boa ideia conhecer as diferentes opções e as suas vantagens.
Os métodos contraceptivos variam na sua eficácia e na prevenção de uma gravidez não desejada. Existem diversos métodos disponíveis à escolha, e um destes será o mais adequado para ti e para o teu estilo. Vamos assim dar-te a conhecer todos os métodos contraceptivos que existem e esperamos que algum deles te possa ser útil!
Apesar de tudo, nunca esqueças que é muito importante consultares o teu médico de família e saberes o que é mais indicado para o teu caso.



Dentro dos métodos hormonais existem:

  • Pílula Combinada
Esta pílula contém estrogénio e progestagénio. A mulher recebe uma embalagem para cada ciclo de 28 dias. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.


  • Pílula só com progestagénio

Esta pílula contém apenas progestagénio. A mulher deve tomar um comprimido por dia, não havendo pausa durante a menstruação. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.


  • Pílula do dia seguinte

A mulher deve tomar esta pílula o mais cedo possível depois de uma relação sexual não protegida ou quando outro método de contracepção tenha falhado (por ex. preservativo rasgado ou pílula esquecida). O ideal seria tomar até às 12 horas após o acto sexual, mas pode ser tomada até 72 horas depois. Quanto mais cedo for tomada melhor será a sua eficácia. Esta pílula não deve ser utilizada regularmente e destina-se apenas a uma utilização por segurança. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é razoável.


  • Anel Vaginal
O anel vaginal é inserido na vagina, pela mulher. Mantém-se colocado durante 3 semanas e depois deve ser removido para uma semana de pausa. Depois dessa semana de pausa, deve inserir-se um novo anel vaginal. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.

  • Adesivo contraceptivo

Este adesivo pode ser colocado no abdómen, coxas, nádegas ou na parte superior do braço. Não é transparente e deve ser mudado semanalmente durante três semanas, seguido de uma semana de pausa. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.

  • Injecção hormonal
Contém apenas progestagénio ou uma associação de estrogénio e progestagénio. É administrada por um médico ou farmacêutico uma vez por mês ou uma vez em cada três meses. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.

  • Implante

O implante é introduzido no braço através de uma mini-cirurgia realizada pelo médico e é eficaz durante três anos. Pode ser removido em qualquer momento. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizada devidamente é muito elevada.



Dentro dos métodos Intra-uterinos existem

  • Dispositivo de Libertação Intra-Uterino (DLIU)

É um pequeno dispositivo de plástico maleável com um reservatório de progestagénio que é inserido na cavidade uterina por um médico de saúde experiente. Este método contraceptivo é utilizado apenas na prevenção de uma gravidez a longo prazo e tem uma duração máxima de cinco anos. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizado devidamente é muito elevada.

  • Dispositivo intra-uterino (DIU)

É um pequeno dispositivo de plástico com um fio ou cilindros de cobre que é colocado na cavidade uterina por um médico experiente. Pode ficar no útero de três a cinco anos. O DIU também é um método contraceptivo utilizado para a prevenção de uma gravidez a longo prazo. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizado devidamente é muito elevada.

Dentro dos métodos de barreira existem:


  • Preservativo masculino

O preservativo masculino é um tubo de látex ou poliuretano que se coloca no pénis do homem quando erecto. Estes preservativos apresentam uma bolsa reservatória que retém o esperma após a ejaculação. Este método contraceptivo é muito importante pois protege contra a maioria das Doenças Sexualmente Transmissíveis. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizado devidamente é razoável


  • Preservativo feminino

O preservativo feminino é uma manga de poliuretano que se coloca dentro da vagina da mulher. A extremidade do preservativo feminino que está fechada reveste o colo do útero e a extremidade aberta é posicionada à entrada da vagina. Este método contraceptivo também protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis. A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizado devidamente é razoável.



  • Diafragma mais espermicida

O diafragma é um dispositivo em forma de cúpula, feito em borracha ou silicone, que é inserido na vagina de modo a formar uma barreira entre o esperma do homem e a entrada do útero. Necessita de uma colocação inicial por um médico. Deve ser inserido antes da relação sexual e pode ser utilizado juntamente com um espermicida. Deve manter-se colocado durante pelo menos seis horas depois da relação sexual (e não mais de 24horas). A sua eficácia na prevenção da gravidez quando utilizado devidamente é baixa.

  • Cone cervical mais espermicida

O cone cervical é um "capuz" de borracha ou silicone, mais pequeno do que o diafragma e que cobre apenas o colo do útero. Também necessita de uma colocação inicial por um médico, e deve ser inserido antes da relação sexual. Não deve ser mantido na vagina mais do que 48horas. A sua eficácia aumenta quando utilizado com espermicida. Quando utilizados devidamente, a sua eficácia na prevenção da gravidez é baixa.


Outros métodos...

  • Planeamento Familiar Natural
Para utilizares este método, é necessário que conheças o teu ciclo menstrual. O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia de menstruação e termina no dia anterior ao inicio de uma nova menstruação. O teu "período fértil" corresponde a alguns dias antes e depois da ovulacão, e são aqueles em que tens mais probabilidade de engravidar.

Para saberes quando estás no período fértil, tens de observar os sinais de fertilidade como as alterações da temperatura corporal e do muco cervical.

No entanto, aconselhamos-te que não confies assim tanto no teu ciclo, pois uma semana de maior nervosismo ou uma má alimentação, por exemplo, podem fazer com que o teu ciclo menstrual se altere, alterando-se assim também os teus supostos dias férteis. Este método, mesmo utilizado devidamente faz com que a eficácia na prevenção da gravidez seja
baixa.


  • Coito interrompido
Este método consiste em retirar o pénis da vagina antes da ejaculação. Contudo, não é eficaz, pois antes da ejaculação podem entrar dentro da vagina da mulher pequenas gotículas de esperma que contêm espermatozóides.

. . .

Existem ainda outros métodos como a esterilização, mas esses implicam procedimentos cirúrgicos que impedem para sempre as pessoas de terem filhos (tanto o homem como a mulher).
. . .

Se tiveres curiosidade sobre as vantagens ou desvantagens de algum dos métodos anteriormente mencionados, deixa a tua questão no espaço indicado para tal, para que nós possamos esclarecer-te!

Retirado e adaptado de "O teu guia sobre contracepção"

Sem comentários: