Acerca de nós

A minha foto
Somos um grupo de alunas do 12ºano da escola D.Maria II de Vila Nova da Barquinha e estamos a fazer um trabalho sobre a Gravidez na Adolescência no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Decidimos criar este blog para que tu possas informar-te, tirar as tuas dúvidas e se quiseres partilhar as tuas experiências, uma vez que somos adolescentes como tu ;D

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Abortar ou não??

Considera o que uma gravidez significa para ti nesta altura da tua vida e reflecte sobre as consequências que ela te poderá trazer no futuro.

Procura o apoio de uma ou mais pessoas para esta reflexão que te levará a uma escolha importante.

Uma criança necessita de amor, afecto e disponibilidade durante muitos anos. Portanto, é necessário avaliar de forma consciente e responsável as decisões a tomar.


As tuas opções são:
  • Prosseguir a gravidez
  • Interromper a gravidez (até às 10 semanas)
  • Continuar a gravidez e dar a criança para a adopção

Deves falar abertamente com a pessoa com quem tiveste a relação que deu origem à gravidez, e com os teus pais, ou com qualquer outra pessoa com quem tenhas confiança. Dirige-te a um centro de aconselhamento em sexualidade e planeamento familiar, ou ao teu médico de familia.

A interrupção da gravidez (aborto) pode ser:

  • Espontânea - involuntária, sem intervenção médica. Pode ocorrer devido a diversos problemas.
  • Voluntária - Por lei, só pode ser feita até às 10 semanas de gestação.

Uma IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez) nunca é uma coisa banal, pois implica não só a saúde física mas também os aspectos psicológicos e os sentimentos da própria mulher.

Do ponto de vista médico não se trata de uma intervenção perigosa, quando efectuada em boas condições médicas. No entanto, em termos psicológicos pode mexer muito contigo! =/

Não te esqueças que o aborto clandestino NUNCA é uma boa opção, pois pode trazer graves consequências para a tua saúde (hemorragias, infecções ou a própria morte).


Em Portugal, o aborto (interrupção voluntária da gravidez), foi legalizado em 2007 e é permitido até às 10 semanas de gravidez, a pedido da mulher, independentemente das razões. É realizado no sistema nacional de saúde ou, em alternativa, em estabelecimentos de saúde privados autorizados.

Como já referimos, o aborto implica um período de reflexão, sendo que o obrigatório por lei são três dias, em que a grávida dispõe de acompanhamento psicológico e é informada acerca das condições em que é feito o aborto e que consequências terá para si.

A grávida é também informada do apoio que obterá do Estado durante o período de gestação e de maternidade, caso decida prosseguir com a gravidez.

O aborto é posto pelos técnicos de saúde como última opção a tomar. ;)


O aborto é permitido após 10 semanas em alguns casos excepcionais:
  • Permitido até às dezasesseis semanas em caso de violação ou crime sexual;
  • Permitido até às vinte e quatro semanas em caso de malformação do feto;

  • Permitido em qualquer momento em caso de risco para a grávida (perigo de morte ou de grave e irreversível lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida)
Uma interrupção voluntária da gravidez que não seja contemplada na lei e que seja realizada em estabelecimentos ilegais é punível com três anos de prisão.