Acerca de nós

A minha foto
Somos um grupo de alunas do 12ºano da escola D.Maria II de Vila Nova da Barquinha e estamos a fazer um trabalho sobre a Gravidez na Adolescência no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Decidimos criar este blog para que tu possas informar-te, tirar as tuas dúvidas e se quiseres partilhar as tuas experiências, uma vez que somos adolescentes como tu ;D

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DST's) são contagiosas e frequentemente transmitidas através de relações sexuais desprotegidas (vaginais, orais ou anais).
A melhor maneira de serem prevenidas é através da utilização do preservativo nas relações sexuais. O sexo seguro é sempre a melhor opção ;)
Aqui no blog vamos apenas referir algumas das mais conhecidas, mas existem muitas mais! Queremos por isso que penses no risco que estás a correr durante uma relação sexual desprotegida.
Uma única vez pode ser o suficiente para comprometer o resto da tua vida!

Pensa nisso!...


VIH/SIDA

VIH é a abreviatura para Vírus da Imunodeficiência Humana e é responsável pelo desenvolvimento de complicações no sistema imunitário e aparecimento da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), último estágio da doença.

Os sintomas da infecção pelo VIH são tardios e estão associados a problemas nas defesas do organismo. Apesar de não existir cura, é possível retardar o desenvolvimento da SIDA através da combinação de medicamentos. A melhor forma de diagnosticar a infecção pelo VIH é fazer exames sanguíneos específicos.

A prática de sexo seguro e de comportamentos sexualmente responsáveis é o modo mais seguro de evitar a infecção. Utilizar sempre o preservativo é uma das formas mais eficazes, embora não a 100%, uma vez que o vírus se transmite pelo esperma, pelos fluidos vaginais e pelo sangue.

CLAMÍDIA

A clamídia é uma infecção do tipo bacteriano que pode afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, o ânus, a uretra, a garganta ou os olhos. Na maioria dos casos não apresenta sintomas, no entanto, quando existem, podem ser:

Nas mulheres: dor pélvica, corrimento vaginal, dor durante a relação sexual ou ao urinar e hemorragia entre as menstruações.

Nos homens: ardor ou dor ao urinar, pus ou corrimento proveniente do pénis, inchaço nos testiculos ou no ânus.

Esta pode mesmo vir a causar pneumonias, infecções genitais e, no caso da mulher, infecções no colo do útero, nas trompas, no endométrio, entre outros. Esta DST torna-se perigosa precisamente pela ausência de sintomas. O indivíduo portador da bactéria causadora da doença pensa ser saudável e nem se chega a aperceber dos danos causados ao seu organismo. Essa é também a razão pela qual esta é a DST mais comum. A infecção transmite-se por via sexual e também de mãe para filho. O seu tratamento é feito à base de antibióticos.



GONORREIA OU BLENORRAGIA

A gonorreia é uma infecção do tipo bacteriano que provoca sobretudo, a inflamação do aparelho genital feminino. Pode também afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, a uretra, o ânus ou a garganta. A sua via de transmissão principal é a sexual, mas pode ser também transmitida de mãe para filho durante o parto.

Quando não é tratada pode ocasionar graves problemas de saúde, nomeadamente a infertilidade ou a gravidez ectópica (fora da cavidade uterina).

À semelhança da maioria das DST's, a gonorreia nao apresenta sintomas, pelo que a ida ao médico para exames periódicos é fundamental para a sua detecção precoce.

Quando existem, os sintomas são:

Nas mulheres: dor pélvica, hemorragia, febre, penetração dolorosa, dor ao urinar, inflamação da vulva, vómitos, corrimento de cor amarelada ou esverdeada, urinar mais frequentemente do que o normal.

Nos homens: corrimento do pénis semelhante a pus, dor ou ardor ao urinar, urinar mais frequentemente do que o normal.

O tratamento da gonorreia é feito com a prescrição de antibióticos.

HERPES GENITAL

O herpes genital é uma infecção que pode ser causada por dois tipos de vírus. Pelo vírus herpes simplex do tipo 1 e, sobretudo, pelo vírus herpes simplex do tipo 2.

A sua transmissão pode ocorrer através da prática de penetração vaginal, de sexo oral ou de sexo anal. A infecção pode também propagar-se através de beijos e carícias, quando há contacto com lesões ou secreções das zonas afectadas.

Os sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de bolhas e lesões na área genital quer dos homens quer das mulheres, acompanhadas por dor, prurido e ardor ao urinar. O herpes genital causa feridas bastante dolorosas. Para uma mulher grávida pode mesmo representar um risco de transmissão ao bebé, sendo este, nalguns casos, fatal.

Esta infecção torna também os indivíduos mais susceptíveis à infecção por HIV. O herpes genital pode ser tratado para atenuar as queixas e sintomas, sendo nos casos mais graves receitados medicamentos antivirais para diminuir e prevenir as erupções. Mas não existe cura, sendo recorrente o seu aparecimento. A terapia diária de repressão ao herpes sintomático pode reduzir o risco de transmissão para o parceiro sexual.


Quando surge, aconselha-se a abstinência sexual. A utilização do preservativo é a forma mais adequada de prevenção, embora não seja 100% eficaz.


HEPATITE B

A hepatite B é uma doença causada por um vírus (VHB) que infecta o fígado.


É extremamente contagiosa e as suas principais vias de transmissão são o esperma, as secreções vaginais, o sangue, a urina a saliva e o leite materno. A hepatite B está na origem de complicações mais graves de saúde, como a cirrose ou o cancro do fígado. No entanto, a infecção pode, em determinados casos, ser eliminada pelo organismo.


São considerados comportamentos de risco:

  • Relações sexuais vaginais sem preservativo masculino ou feminino
  • Sexo oral não protegido
  • Partilha de seringas
  • Partilha de objectos pessoais como escovas de dentes ou lâminas de barbear
  • Manuseamento de agulhas infectadas em contexto hospitalar


VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO - HPV

Existem mais de 100 tipos de HPV. Em determinados casos afectam a pele e causam verrugas, cerca de 40 tipos afectam o aparelho genital causando condilomas ou verrugas genitais.

Estima-se que 80% das mulheres e dos homens têm contacto com o vírus em alguma fase da sua vida. Na maioria das situações não resultam em problemas mais graves. Contudo, se o sistema imunitário está mais vulnerável pode tornar-se uma infecção persistente e causar cancro do colo do útero. Este cancro é o segundo mais fatal entre as mulheres, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A forma mais fácil de diagnosticar é através do exame citológico (Papanicolau).

São factores de risco:

  • Relações sexuais muito precoces
  • Elevado número de parceiros
  • Tabagismo

Já existe disponível em Portugal uma vacina que previne a infecção por HPV! ;D

SÍFILIS

A sífilis é uma infecção de origem bacteriológica e afecta a vagina, o ânus, a uretra, o pénis e também os lábios e a boca. Transmite-se pela prática de sexo vaginal, oral ou anal. Embora menos frequente, pode também transmitir-se através dos beijos.

Os sintomas da sífilis não são evidentes e variam consoante o estádio da doença:

Fase 1- Cerca de três semanas após a infecção, aparece uma pequena ferida/ úlcera nos orgãos genitais, na boca, na mama ou no ânus.

Fase 2- Três a seis semanas depois do aparecimento da lesão, os sintomas podem incluir febre, dores de cabeça, perda de peso, dores musculares e fadiga.

Fase 3 (última)- Nos casos em que não foi tratada, a sífilis pode levar a danos graves no sistema nervoso, no coração e no cérebro. Esta fase pode ocorrer um a vinte anos após a infecção.

O preservativo é o modo mais eficaz de evitar a transmissão da sífilis.



INFECÇÕES POR TRICOMONAS

Estas infecções são causadas por um organismo unicelular e afectam tanto mulheres como homens. Normalmente, não apresentam sintomas. Mas, quando existem, são os seguintes:

Nas mulheres:

  • Corrimento e descargas vaginais
  • Pequenas hemorragias
  • Prurido ou comichão à volta da vagina
  • Inchaço das virilhas
  • Necessidade de urinar com frequência

Nos homens:

  • Descargas ou corrimentos provenientes da uretra
  • Necessidade de urinar mais do que o habitual, associada a dor ou ardor

Existe tratamento para as infecções por tricomonas e ambos os parceiros devem ser tratados de modo a prevenir novas infecções. A utilização do preservativo evita o contacto com as secreções, diminuindo os riscos.


Alguma dúvida que tenhas sobre qualquer uma destas DST’s é só colocares no espaço indicado para tal, estamos aqui para ajudar-te e esclarecer-te! (:

No entanto é sempre importante referir que a melhor pessoa para te esclarecer caso tenhas algum destes sintomas, tenhas tido algum comportamento de risco ou até para fazer os aconselháveis exames de rotina é o teu médico de família.

Retirado e adaptado de www.apf.pt

1 comentário:

Joana Antunes disse...

Eu gostei muito deste vosso artigo...
As imagens foram muito bem escolhidas visto que a maior parte das pessoas ouve falar em doenças sexualmente transmissíveis mas não as teme uma vez que imagens como estas não são vistas por todos... é bom que as pessoas se apercebam que os perigos são reais...
Bom trabalho de divulgação desta realidade!