Acerca de nós

A minha foto
Somos um grupo de alunas do 12ºano da escola D.Maria II de Vila Nova da Barquinha e estamos a fazer um trabalho sobre a Gravidez na Adolescência no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Decidimos criar este blog para que tu possas informar-te, tirar as tuas dúvidas e se quiseres partilhar as tuas experiências, uma vez que somos adolescentes como tu ;D

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A perspectiva do bebé

Sou fruto de um descuido
Acto feito impensado,
Mas que a partir de agora
Terá que ser
Tratado com cuidado.
Gostaria de ter
Sido planeado,
Mas por descuido
Vim sem ser convidado.
Não sei se vou ter nome
Ou se vou ser abortado,
Mas no fundo eu gostaria
De ser tratado com carinho
Amor e cuidado!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gravidez não planeada: Que fazer?



Geralmente, nesta situação as adolescentes são apanhadas de surpresa pela gravidez e, por isso, não estão preparadas para tanta responsabilidade. Sentem-se perdidas, assustadas e sem saber o que fazer e tentam esconder o mais que podem a sua gravidez, com medo da reacção do pai da criança e principalmente dos pais, especialmente nos casos em que pais e filhos não têm uma relação aberta, mas isso não esta certo.

O que nós aconselhamos é que procures uma maneira de contar aos teus pais e ao pai da criança e explicar-lhes o que tu estás a sentir e que não devem julgar-te e condenar-te mas sim unirem-se e apoiarem-te. Se não tiveres uma boa relação com os teus pais ou não encontrares maneira de lhes contar procura falar com um professor em quem confies, com alguma pessoa mais velha que te seja mais próxima ou com algum profissional acostumado a lidar com adolescentes para que te oriente. Não te esqueças que apesar de todo o pânico inicial é uma pessoa que está dentro de ti e deves procurar ajuda médica o mais rápido possível para que a tua gravidez seja acompanhada desde o início.